Reflexos são reações involuntárias em resposta a um estímulo externo e consistem nas primeiras formas de movimento humano. Dessa forma, servem como fonte primária de informações, as quais se armazenam no córtex em desenvolvimento.
Nos primeiros meses de vida, a presença, intensidade e simetria desses reflexos podem ser usadas para avaliar a integridade do sistema nervoso central e para detectar anormalidades periféricas, como alterações músculo-esqueléticas congênitas ou lesões nervosas. Por outro lado, a persistência da maioria desses reflexos no segundo semestre de vida, também indica anormalidades do desenvolvimento.
São denominados reflexos primitivos, aqueles relacionados à sobrevivência, com funções de busca de alimentação e de proteção. Já os chamados reflexos posturais, são os precursores de movimentos voluntários. Alguns desses reflexos, como o de sucção, preensão palmar, plantar e o da marcha serão substituídos por atividades voluntárias; outros, como o de Moro simplesmente desaparecerão.
Reflexo de Preensão Palmar e Plantar (Preênsil)
Reflexo de Sucção
Reflexo de busca
Quando qualquer um dos extremos da boca de recém-nascido é tocado, ele vira a cabeça para esse lado. Este reflexo permite que o recém-nascido encontre o mamilo.
Reflexo de Moro
Testa-se deslocando-se o centro de gravidade da criança, ou dando um estímulo visual ou sonoro. Como resposta vai haver uma abdução e extensão dos membros, com extensão e abertura dos dedos, exceto as falanges distais dos indicadores e polegares que permanecem em flexão. Em seguida ocorre a adução e flexão dos membros.
Reflexo da Marcha Automática
Como resposta teremos a flexão dos diferentes segmentos da perna, trazendo o pé acima da mesa e assim que se estabelece o contato ativo ou passivo da face plantar do pé com a mesa, ocorre a extensão do membro inferior.
Placing
A criança é segurada pelo examinador e a face dorsal de uma das mãos é pressionada sob a borda de uma mesa.
Como resposta temos a flexão dos membros superiores que trazem a mão para cima da mesa.
Reação positiva de apoio
É provocado através de estímulo proprioceptivo (dorsiflexão das partes distais dos membros) ou exteroceptivo (provocado pelo contacto das plantas dos pés com o solo).
Como resposta teremos a contração simultânea de extensores e flexores.
Reação Cervical de Retificação
É obtida virando-se a cabeça do bebê para um lado (pode ser ativa ou passivamente).
Como resposta vamos ter um aumento do tônus do tronco e o bebé vira para o lado oposto em bloco.
Reação Labiríntica de Retificação
No início a cabeça pode ser mantida levantada fraca ou intermitentemente, mas, o bebê irá mantê-la bem na linha média, a partir da oitava semana (2 meses).
Ao conseguir levantar a cabeça na posição prona, inicia-se um processo de extensão geral do tronco e dos membros, contra a gravidade, que começa céfalo-caudal e alcança a pélvis e joelhos por volta do sexto mês.
Reação Óptica de Retificação
Reação de Landau
Aparece por volta dos seis meses de idade.
Quando se levanta uma criança de bruços da mesa, apoiada apenas com a mão do examinador sob o tórax, a criança primeiro ergue a cabeça, de maneira que a face esteja numa posição vertical, após esta elevação da cabeça ocorre uma extensão tônica da coluna e membros inferiores, que pode ser tão forte que todo o corpo da criança torna-se curvado para trás.
Reflexo de Galant
Nos primeiros dias de vida a resposta é frequentemente ausente ou fraca. Este reflexo desaparece geralmente durante o segundo mês.
Reação de Anfíbio
Esta reação inicia-se no quarto mês e permanece para a toda a vida.
O teste é realizado levantando-se um lado da pélvis, sob a virilha. O membro inferior deste lado flexiona e abduz, enquanto que o membro do lado oposto entra em extensão.
Reflexo Tônico Cervical Assimétrico (RTCA)
Inicia-se por volta do segundo mês e é integrado no quarto mês.
Reflexo Tônico Cervical Simétrico (RTCS)
A elevação da cabeça produz um aumento do tônus extensor nos membros superiores e aumento do tônus flexor nos membros inferiores. Abaixando-se a cabeça ocorre a situação inversa.
Geralmente surge no 2º mês e integra-se por volta do sexto mês.
Reflexo Tônico Labiríntico (RTL)
Está presente no primeiro mês de vida, desaparecendo no sexto mês com o aparecimento do Landau.
Reação de Extensão Proctetiva
Esta reação consiste em duas fases e ajuda a manter o bebê sentado.
Numa primeira fase, ocorre a extensão do membro superior para atingir o solo ou, outro apoio, na segunda fase a criança coloca o peso sobre o braço e a mão.
Reflexo de Babinski
A presença do reflexo (extensão do hálux) é uma reação normal em crianças até 2 anos de idade. Em adultos indica lesão neurológica.
Caracteriza-se por uma extensão do hálux (dedão do pé), quando um firme estímulo tátil (que não deve ser chegar a ser doloroso, nem causar desconforto ou lesão na pele) é aplicado à sola lateral do pé. Junto com a extensão do hálux, os outros dedos do pé afastam-se entre si.
Existem três respostas possíveis:
• Flexão: os dedos do pé curvam-se para baixo. Esta é a resposta normal observada em adultos sãos.
• Indiferente: Não há resposta ou difícil de classificar.
• Extensão: o hálux realiza uma extensão para cima. A esta resposta, atribui-se o nome de sinal de Babinski.
Os bebês também mostram uma resposta extensora, que neste caso é normal. Isso ocorre porque o trato corticoespinhal que corre do cérebro para a medula espinhal ainda não está completamente mielinizado nesta idade, então o reflexo não é inibido pelo córtex cerebral. A resposta extensora desaparece e dá lugar à resposta flexora por volta dos 12-18 meses de vida.
Reflexo Perioral
Reflexo de Fuga à Asfixia
Reflexo do Sobressalto
Retrair os braços e as pernas ao escutar um som forte.
Reflexo de Quedas
Ocorre em crianças um pouco maiores. Produz, ao sustentar a criança numa posição ereta e ao rodar seu corpo rapidamente com o rosto para a frente (imitando uma queda). Os braços estendem-se para evitar a queda, no entanto este reflexo aparece muito antes de começar a caminhar.
Fonte: http://todopapas.com.pt/bebe/saude-do-bebe/primeiros-reflexos-dos-bebes-saiba-quais-sao-2927
http://paulaleonny.no.comunidades.net
http://optometriacomportamental.com.br
http://fisioterapiahumberto.blogspot.com.br
http://fisioterapeutico.blogspot.com.br
http://aenfermagem.com.br
Fonte: http://todopapas.com.pt/bebe/saude-do-bebe/primeiros-reflexos-dos-bebes-saiba-quais-sao-2927
http://paulaleonny.no.comunidades.net
http://optometriacomportamental.com.br
http://fisioterapiahumberto.blogspot.com.br
http://fisioterapeutico.blogspot.com.br
http://aenfermagem.com.br