domingo, 16 de março de 2014

Fisioterapia Preventiva

Previna-se


O que é

A fisioterapia preventiva é uma série de exercícios físicos e respiratórios realizados por fisioterapeutas que servem até como alternativa ao exercício físico

Por que fazer?

Nas idades mais avançadas, é comum haver diminuição da capacidade motora e surgirem doenças degenerativas que podem dificultar a prática de atividades físicas tradicionais e até prejudicar a qualidade de vida do idoso

As opções

A fisioterapia clínica, feita geralmente com indicação médica, usa terapias e técnicas manuais para alívio de problemas já existentes, como inflamações, dores e problemas ortopédicos e neurológicos. Outra opção é a hidroterapia, técnica realizada na piscina aquecida com o uso de aparelhos

Vantagens

Os exercícios ajudam a prevenir doenças, como a hipertensão arterial, diabetes, osteoporose e tendinites, doenças cardíacas, artrose, hérnias e bursites. E, ainda, colaboram no controle da insônia, ansiedade, depressão, dores nas articulações e músculos, além de melhorar a flexibilidade, equilíbrio, coordenação, concentração, postura, relaxamento muscular. Também aumentam a autoestima

Alternativas

É comum os fisioterapeutas trabalharem com tratamentos alternativos, como acupuntura, massagens com pedras quentes e pilates, com ótimos resultados

Cuidados

Quem está bem de saúde pode procurar um fisioterapeuta como alternativa ao exercício físico - o idoso irá passar por uma avaliação física. Para quem sente dores ou tem algum problema de saúde, o melhor é ser encaminhado por um médico.

A Fisioterapia Preventiva na Terceira Idade


A chegada da terceira idade, muitas vezes, vem acompanhada de problemas desagradáveis. O corpo mais frágil nem sempre permite que a prática de exercícios físicos seja agradável ou possível. E doenças graves, como problemas cardíacos, dores musculares e articulares são perigos comuns.
Mas um fisioterapeuta pode ajudar a prevenir que esses problemas surjam ou se agravem, dando mais qualidade de vida para o idoso.
"Pelo processo de envelhecimento, ossos, tendões e músculos ficam mais frágeis. É normal. A fisioterapia preventiva pode evitar problemas ou atuar como reabilitação, prevenindo sequelas como depois de um AVC”, explicou a professora do curso de Fisioterapia da Faculdade Pitágoras de Linhares, Cleidiane Jacomin.
A professora, que é especialista em fisioterapia geriátrica e reumatológica, contou ainda que a fisioterapia preventiva pode ser uma alternativa ao exercício físico.
A fisioterapia preventiva engloba exercícios físicos e respiratórios e pode ser feito até na água - é a hidroterapia. Já a fisioterapia clínica, procura o alívio de problemas já existente como inflamações, dores, problemas ortopédicos e neurológicos.
“O calor da água melhora a flexibilidade, alivia as tensões e facilita os exercícios. O impacto é menor”, disse Cleidiane
Tudo isso pode ser aliado também a terapias alternativas, como pilates, RPG, massagens e acupuntura. “São um tratamento a mais, que são bastante resultado”, explicou.
Os exercícios trazem vários benefícios, como ajudar no controle da insônia, ansiedade, depressão, pressão arterial, dores articulares e musculares. Também melhoram a flexibilidade do corpo, a coordenação, o equilíbrio, a concentração, a postura e aumentam a autoestima.
Tudo isso aliado a terapias alternativas, como pilates, RPG, massagens e acupuntura.
Não há contraindicações. Mas quem tem problema de saúde ou sente qualquer desconforto deve procurar primeiramente um médico. Ao iniciar a fisioterapia também é realizada uma análise completa do estado físico do idoso.“É possível chegar à terceira idade, saudável”, garante a fisioterapeuta.

A Fisioterapia Preventiva no Esporte


Na área esportiva, a fisioterapia vem ganhando espaço e credibilidade, em razão dos constantes estudos e investimentos feitos nesta área.
Antigamente, o principal uso da fisioterapia era voltado para a área de reabilitação, que consiste em tratar uma lesão instalada. Atualmente, o foco se volta cada vez mais para os trabalhos preventivos, que têm o objetivo de evitar atleta sofram lesões e, desta forma, melhorem seu desempenho e rendimento.
A fisioterapia de reabilitação consiste em restaurar os movimentos e funções comprometidas por uma doença ou acidente, diminuir processos inflamatórios, evitar dores, bem como realizar recuperação em fase pós operatória. O trabalho é realizado com ajuda de recursos terapêuticos como eletroterapia (aparelhos que utilizam eletricidade e que reduzem inflamações, dores e inchaços), termoterapia (utiliza calor), fototerapia (realizado com luz artificial), cinesioterapia (terapia feita a partir de movimentos corporais, como alongamento, por exemplo), mecanoterapia (aparelhos mecânicos que auxiliam a fortalecer, alongar e equilibrar musculatura), hidroterapia, massoterapia, crioterapia (gelo), entre outros.
Para realizar o trabalho de prevenção o fisioterapeuta tem que estar habilitado a avaliar o atleta e conhecer a fundo o esporte que o mesmo pratica. A partir daí, serão avaliados pontos principais e individuais que podem gerar uma lesão à curto, médio ou longo prazo.
Os pontos principais avaliados em um atleta de corrida são: postura, passada, tipo de pé e pisada, flexibilidade, equilíbrio de força e resistência muscular, tônus muscular e equilíbrio (ou propriocepção).
Após minuciosa avaliação, os fisioterapeutas procuram minimizar os déficits individuais do atleta, aperfeiçoando qualidades existentes, para que seu corpo trabalhe da forma mais sincronizada possível.
Desta forma, além de diminuir eventuais riscos de lesão, o atleta pode até perceber um ganho de performance por isso!

Fisioterapia Preventiva no Posto de Trabalho


O atendimento aos colaboradores é realizado no posto de trabalho, através de técnicas fisioterapêuticas preventivas.

Objetivos:

a) prevenção das lesões/disfunções ósteo-musculares;
b) manutenção da capacidade física do colaborador;
c) redução dos índices de absenteísmo, consultas médicas e afastamentos a curto prazo;
d) motivação do colaborador (aumento da produtividade).

Vantagens do serviço:

a) atendimento personalizado;
b) resultados imediatos e eficazes;
c) não há necessidade de parar a produção;
d) fácil acesso ao colaborador;
e) custo de implantação ZERO.

Avaliação Cinesiológica Funcional Pré Admissional

As avaliações são agendadas previamente e realizadas nas dependências da empresa. Tem por objetivo promover a saúde ocupacional através de procedimentos fisioterapêuticos que consistem em uma avaliação cinesiológica (física) funcional antes ou durante o processo admissional dos candidatos a colaboradores que iniciarão suas atividades profissionais.
Durante a avaliação, são realizados testes específicos dos segmentos corporais, visando o sistema articular, neural, postura dinâmica (compensações) e força muscular. A partir dos resultados desse procedimento, é possível traçar o diagnóstico precoce das disfunções ósteo-musculares dos candidatos e assim adaptá-los aos postos de trabalhos mais adequados para suas atividades.

Ambulatório de Fisioterapia na Empresa

O objetivo da implantação do ambulatório dentro da empresa é reabilitar e promover a saúde ocupacional, reduzir os índices de absenteísmos e afastamentos, bem como oportunizar ao colaborador o acesso à fisioterapia, curativa ou preventiva, otimizando o tempo da jornada de trabalho.
Os atendimentos ocorrem nas dependências da própria empresa. Os atendimentos são personalizados e executados por profissionais fisioterapeutas com especialização nas áreas propostas.

Analise Ergonômica do Trabalho (AET) e Capacitação de COERGO

Realização de laudos ergonômicos conforme Ministério do Trabalho e Emprego (MTE – NR 17) e análises macro e microergonômicas dos postos de trabalho:
a) Análise dos riscos ergonômicos (gráficos);
b) Aplicação de ferramentas ergonômicas conforme necessidade dos postos de trabalho através de softwares de ergonomia;
c) Entrevistas com os colaboradores;
d) Análise de fotografias e vídeos;
e) Antropometria;
f) Propostas de melhorias ergonômicas;
g) Cronograma de modificações ergonômicas.

A Fisiobem, entre tanto, sugere ainda à empresas, a capacitação e implantação de um Comitê de Ergonomia (COERGO), para o acompanhamento das melhorias ergonômicas sugeridas no projeto e elaboração de um PROJETO DE MELHORIA CONTÍNUA, dando assim continuidade às ações ergonômicas visando melhor qualidade de vida e bem-estar aos colaboradores e aumento da produtividade para empresa.



http://www.runningnews.com.br/ - Fisioterapeuta Tatiana Abreu
http://www.fisiobem.com.br/ - Jonas Edison Wecker - Fisioterapeuta e Ergonomista Especialista em Fisioterapia Manipulativa - Fone: (51) 81199810 - jonas@auladeanatomia.com