segunda-feira, 3 de março de 2014

Aparelhos e Equipamentos que Auxiliam Alguns Tratamentos Fisioterápicos

Ondas Curtas


Essa modalidade de recurso fisioterapêutico utiliza o espectro de ondas eletromagnéticas, na ordem de MHz. Ou seja é uma corrente senoidal de elevada frequência que permite a excitação neuromuscular através de efeitos químicos e do calor, sendo considerada uma terapia de calor profundo.
Apesar de ser uma onda eletromagnética, não é ionizante, logo não produzem lesões no tecidos ( como pode ocorrer nos Raio-X e ultravioleta ), apenas queimaduras, em raros casos de alta intensidade.
A frequência deste tipo de onda, por norma internacional, está fixada em 27.12 MHz, o que equivale a uma frequência de onda de 11 metros. Mas há também equipamentos que trabalham com 13,56 MHz ( 22 m ) e 40.68 MHz ( 7.5 m ).

Métodos de aplicação 

Pulsado – Produz calor de forma intervalada

Não Pulsado – Produz calor profundo

Como se aplicam Ondas Curtas? 

As placas de contato para ondas curtas são posicionadas diretamente sobre a pele, em áreas relacionadas à origem da dor. O processo é totalmente indolor, sendo que o paciente refere, na maioria das vezes, sensação agradável durante e logo após a aplicação.

Efeitos Fisiológicos

O efeito térmico é o efeito principal do equipamento de ondas-curtas. Os efeitos são:
Aumento da circulação
Aumento da velocidade de condução nervosa
aumento do limiar de dor

Efeitos não Térmicos

São obtidos essencialmente com o onda-curta de forma pulsada.

Reabsorção de hematomas;
Diminuição de edemas;
Organização de fibras de colágeno;
Regeneração de fibras nervosas;

Indicações ao tratamento

As principais indicações , separada por método, são:

Térmico ( não pulsado ) – Semelhando ao que já foi escrito – Analgesia, aceleração da cicatrização, quebra de rigidez, contraturas musculares. A grande vantagem está no fato de ser profunda e atuar de maneira bem eficiente em regiões de difícil acesso, como joelho e quadril;
Atérmico ( pulsado ) – pode estar indicado em lesões de partes moles , pós cirurgia, chicote cervical ( whiplash ), lombalgias, aceleração da reparação do tecido em feridas, e até mesmo traumas craniais.

Contra Indicações

Marcapasso;
Implantes metálicos;
Grávidas não podem de jeito nenhum;
Hemorragias;
Infecções;
Falta de sensibilidade térmica;